| Ego, ID e Super-Ego…

Achei deveras interessante este assunto e resolví dar uma pesquisada melhor e mostrar para vocês…

Essa é uma Teoria defendida por Sigmund Freud, um dos pais da psicanálise.

Super-Ego:

super-ego.jpgÉ inconsciente, é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É a repressão, particularmente, a repressão sexual. Manifesta-se à consciência indiretamente, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, pela produção do “eu ideal”, isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.


Ego:

ego.jpgEgo ou Eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele. Para Jung, o Ego é um complexo; o “complexo do ego”. Diz ele, sobre o Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória. Todos temos uma certa idéia de já termos existido, quer dizer, de nossa vida em épocas passadas; todos acumulamos uma longa série de recordações. Esses dois fatores são os principais componentes do ego, que nos possibilitam considerá-lo como um complexo de fatos psíquicos.”

O Ego em sua função básica à natureza humana é a consciência da sobrevivência, é o limite da consciência entre o instinto de doar-se a uma causa ou a uma verdade rígida (Superego)e o da própria sobrevivência humana como indivíduo. É importante salientar que a função do EGO é ignorada e portanto este tantas vezes é utilizado de forma exacerbada, errônea e inconsequente, mas que é acima de tudo uma função na composição mental do indivíduo.

ID:

id.jpgO id (isso) é o termo usado para designar uma das três instâncias apresentada na segunda tópica das obras de Freud. Possui equivalência topográfica com o inconsciente da primeira tópica embora, no decorrer da obra de Freud, os dois conceitos: id e inconsciente apresentem sentidos diferenciados.

Constitui o reservatório da energia psíquica, onde se “localizam” as pulsões. Faz parte do aparelho psíquico da psicanálise freudiana de que ainda fazem parte o ego (eu) e o superego (Supereu).

As primeiras traduções das obras de Freud no Brasil privilegiaram a utilização do termo do Latim como Id, embora traduções mais recentes tenham utilizado isso por acreditarem ser mais fiel ao original .

Formado por instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes e regido pelo princípio do prazer, que exige satisfação imediata. É a energia dos instintos e dos desejos em busca da realização desse princípio do prazer. É a libido.

O id a princípio responde as necessidades do indivíduo ao nascer, ou seja, ao nascer o indivíduo está voltado para as suas necessidades básicas.

Vídeo Sigmund Freud – Invenção da Psicanálise:

Sabe que esse papo de psicologia está me deixando muito interessado. Meu único medo é ficar mais maluco que o normal ehehehe.

Falando sério agora, pelo que entendí, o EGO, ID e o Super-ego são os responsáveis pelas crises conflitivas dentro do meu EU (não me venham com interpretações dúbias e/ou levianas). Isso me foi explicado segunda-feira agora como se nossa mente fosse uma casa. No Sótão, nosso Super-ego, no porão o nosso ID e no restante o nosso Ego. Os conflitos internos ocorrem quando esses ambientes misturam-se dentro de nossa mente. Eu não sei explicar direito, mas vou procurar saber mais sobre esse assunto, que me deixou deveras entusiasmado. É, de FATO, interessante!
Então Leitor, gostou desse papo de loco? É a estréia da Categoria PSICOLOGIA aqui no Leitura Diária, espero que gostem!

Fonte Geral: www.wikipedia.com

Sobre o autor

Escreveu 404 artigos neste site.

128 Comentários em “Ego, ID e Super-Ego…”

  • Evandro Nunes Publicado em 29 junho, 2007, 11:10

    Psicologia é um assunto pra la de interessante, e lógicamente que é preciso de um pouco de “loucura” para se raciocinar com a psicologia, ficou muito bom seu texto Vinicius, parabéns meu guri, espero ver outros artigos no estilo aqui no LD ;)!

    Abraços meu amigo!

  • Vinícius Publicado em 29 junho, 2007, 12:00

    Com certeza verá Nunes!

    Esse assunto vem me trazendo um certo interesse pessoal ultimamente, eu vou lendo e tentando entender, é muito interessante. Meio complexo para quem é formado em direito, é verdade, mas com paciência e bom senso você vai aprendendo algumas coisas diferentes da sua formação…

    Obrigado pela visita e pelo comentário Bruxo, volte sempre!

    Grande abraço,

    Vinícius

  • Mário Yanase Publicado em 29 junho, 2007, 18:40

    Eu estudei muito sobre isso, porém não me recordo muito bem. Irei dar uma olhada para ver se encontro o material, e voltarei para explicar. Eu era fera nisso, mas sabe como é, tanta coisa para guardar…

  • Vinícius Publicado em 29 junho, 2007, 19:44

    Bah, eu não manjo nada disso, só pesquisei e fui formatando ehehhehe

    É deveras interessante esse assunto, se quiser complementar alguma coisa, fique à vontade!

    Grande abraço mário!

    Vinícius.

  • Mônica Publicado em 26 novembro, 2007, 15:00

    Sinceramentee ?
    Esse auunto é pra gente doidaa ..
    aoskasoaksoas ..
    Eu só tô aqui porque tenho que fazer um trabalho da escolaa, porque na verdade eu odiei esse assunto ¬¬
    A professora de filosofia pediu pra fazer uma história em quadrinhos sobre isso ..
    Alguém tem algumaa idéia pra me dar ?
    Desde já agradeço .. porque sozinhaa é bem difícil fazer :/
    Beeijão pra vocês . =D

  • Fernando Rabelo de Souza Publicado em 5 fevereiro, 2008, 22:40

    Parabéns pela coragem, o assunto é quase abstração pura.

  • fernando runescape Publicado em 25 fevereiro, 2008, 9:32

    EU GOSTEI MUITU DO ASUNTO ELE EH MUITU INTERESÇANTE E DIVERTIDU EU AXO ISSO LEGAU

  • Eline Christiane Publicado em 26 fevereiro, 2008, 1:57

    Pois é meu querido, eu sou estudante de psicologia aqui em Maceió, e gostei bastante do que escrevestes. No entanto, deixo aqui minha sugestão de que escrevas sobre algumas, poucas regras de português, há leitores precisando hein…
    Olha a loucura do comentário aí em cima. Forte Abraço !

  • GRAZIELLE MORAIS RIBEIRO ANASTASIO Publicado em 6 março, 2008, 16:21

    é gente eu esou aqui pq tenho q fazer um resumo sobre essa matéria…puts….q complexo isso hem…eu ja nao regulo muito bem , ainda estudando isso….fala serio!!!

  • Vinícius Publicado em 6 março, 2008, 18:51

    Muito obrigado pelas visitas e por deixarem comentário galera.! Na medida do possível vou respondendo todos vocês.

    Abraço.!

  • Leonardo Viana Publicado em 17 março, 2008, 2:21

    Olá,

    Gostei do artigo e estava lendo com mais interesse, mas quando vi essa foto do gato dando uma “voadora” no cachorro achei tão espetacular e ao mesmo tempo injustificável para o teor de assunto abordado. Sinto muito, mas meu ego providenciou uma imediata expressão/censura deste artigo.

  • Vinícius Publicado em 17 março, 2008, 10:31

    Obrigado pela visita e por ter deixado um comentário.

    Abraço.!

  • bruno mendes de jesus Publicado em 28 março, 2008, 20:09

    o q e na verdade superego tinha que haver mais detalhado por exemplo estou indo explicar isso na aula se for explicar so isso e 0 na hora estou cursando a 1 serie do ensino medio sera se podia ffazer a explicaçõa mais detalhada?

  • Danilo porto Publicado em 8 abril, 2008, 12:49

    Pra fala verdade.. eu não gosto deste assunto, so estou aqui por causa da facudade, se não eu dexaria isso de lado, nuss!! essa materia é mo chatam mas respeito vcs q curtem, pois a minah area mesmo a trabalhar com logica e numeros…

    ^^

    abraço

  • Diego O. Publicado em 8 abril, 2008, 16:47

    Sou educador e Psicologia é uma área que me desperta bastante a atenção. Pretendo trabalhar na área de psicologia educacional, pois a aplicação da psicologia no processo de aprendizado é um dos campos em que o educador pode atuar. Este artigo mostra de maneira clara, como o assunto é interessante. Espero poder contribuir um dia, com alguns escritos, para discussões em psicologia.

  • Vinícius Publicado em 8 abril, 2008, 16:57

    Olá Danilo. Esta também não é a minha praia, mas por ser um assunto muito interessante, foi publicado.! Abraço!

  • Vinícius Publicado em 8 abril, 2008, 16:58

    Olá Diego.!

    Psicologia realmente é uma área que fascina. Eu sou formado em Direito e tenho uma certa afinidade com a Psicologia.
    Quando quiser colaborar conosco, só enviar textos para vinicius@leituradiaria.com.br

    Abraço!

  • Audrey Publicado em 9 abril, 2008, 0:43

    Ola Diego
    sua materia so veio reforçar as palavras do meu professor…nuss psicologia e tudo ne …curto demais pq a nossa visao se amplia quando começamos a descobrir um pouco sobre o infinito universo humano.
    Abraço!
    ate a proxima…

  • Giselle P. Gomes Peixe-Boi - Pa Publicado em 11 abril, 2008, 14:29

    Li alguns comentários de algumas pessoas nesta página. Discordei com alguns, é claro, por outro lado, amei outros. Particularmente, esse assunto deixar-me fascinada. Parabéns pela criação do site, st ajudando-me bastante em minhas pesquisas. Valeu!!!! Bjos!!!

  • glauce hellen Publicado em 14 abril, 2008, 12:51

    isso mexe com nossa cabeça

    os tres estão legados.um não existe sem o outro.

  • Rosângela Angel Publicado em 21 maio, 2008, 16:40

    Bom, estou cursando Pedagogia e estamos realmente estudando os mecanismos de defesa e ego, superego e Id… é um tema aparentemente simples, e gostei muito desse artigo, pois me auxiliou a escrever de forma clara meu portfólio semanal. Obrigada… palavras simples e diretas fazem com que o tema se torne de mais fácil assimilação.
    parabéns….

  • samantha teles Publicado em 31 maio, 2008, 10:49

    eu adorei,sempre quiz saber mais spbre ego,id e superego……essa foi uma verdadeira aula….quero sempre me atualizar mais nesse sait ele é otimo..PRABENS….

  • samantha teles Publicado em 31 maio, 2008, 10:51

    quero me formar em psicologia…e com essas aulas nesse sait se que vai ser otimo……..

  • Moacir Silva Publicado em 4 junho, 2008, 11:33

    Olá, sou microempresário atuo no mercado financeiro e com formação acadêmica em ciências agronômica por ai já começa a loucura rsrsrsr,mas falando serio adorei o sit pois estou relacionando com uma pessoa q faz psicologia e esse assunto ta me deixando fascinado e diria at me ajudando a mudar alguns conceitos de vida obrigado

  • Júlia Publicado em 30 julho, 2008, 13:22

    Olá Sr. …(não sei seu nome)
    Se é de seu interesse ficar por dentro desse assunto um tanto qnto
    louco, como vc citou, posso lhe ajudar indicando minha professora
    (Bárbara). Eu estudo psicanálise e assim que eu receber sua resposta,
    lhe enviarei o e-mail dela para que vcs possam trocar uma idéia.

    abç

  • Deisy Publicado em 25 agosto, 2008, 23:39

    Me socorre preciso de um video desse para um trabalho sobre Freud aguem pode me ajudar!!!!!

  • Vee Publicado em 7 setembro, 2008, 19:08

    Adorei!

  • ju Publicado em 22 setembro, 2008, 18:33

    gostei muito, mas achei que a foto do cachorro e do gato é meio sem noção….
    mas de resto muito bom

  • matt Publicado em 23 setembro, 2008, 18:23

    Duas correções:
    Sigmund Freud não é UM dos pais da Psicanálise… é O pai da Psicanálise. É uma criação dele e somente dele.

    Psicologia e Psicanálise são diferentes, apesar dos leigos acharem que uma está inerte na outra. Na verdade caminham em direções opostas: A Psicanálise como a procura da verdade, enquanto a Psicologia do conforto para qualidade de vida.

    E ainda comentando um comentário: Rosângela, esse assunto nada tem de simples. Isso é um resumo do resumo da primeira vírgula de toda uma complexidade que formam a psique.

  • Daniel Carvalho Publicado em 23 setembro, 2008, 21:46

    Vinicius você está de parabens.
    Eu sou aluno da psicologia, estou no segundo periodo, tipo pra quem não sabe a Psicologia tem 56 areas, ou seja, ela é muito ampla, só que o problema que todo mundo ver mais a cognitiva e psicanalise, por isso que pouca pessoas interresa na psicologia.
    Aquelas pessoas que odeia essa area filosofica,sociologica,antropologica,cognitiva,psicanalistica,enfim outras areas sendo psicologia sinto muito não tem como escapar dessa areas, pois ela é muito ampla de mais, por exemplo eu não gosto de matematica, e vou ver ela no terceiro periodo
    Enfim para por aqui se não eu só vou ficar aqui anos escrevendo e não estou afim de fazer livro agora
    Parabens ae Vinicius está de Parabens!!

  • Samuel Publicado em 18 outubro, 2008, 20:19

    Gostaria de indicar a todos um texto que eu achei MUITO interessante:

    EGO, O FALSO CENTRO
    http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2002/12/o_ego_1.html

  • Angélica Araujo Publicado em 23 outubro, 2008, 12:27

    Excelente as descrições de id, ego e superego. Porém é necessário que, como dito anteriormente, se faça a distinção de psicanálise e psicologia, são áreas interligadas, os principios da psicologia se basearam na psicanálise, mais a psicologia não é fundamentada somente na teoria da psicanálise.

  • Mariangela Publicado em 23 outubro, 2008, 22:06

    Vejo que existe um engano ,pois Psicologia não existe somente em torno da Psicanálise.
    A psicológia era uma cadeira da filosofia e foi se estabelecendo e se
    tornando independente da mesma.
    Freud era um medico ,neurologista e psiquiatra,e fundamentou toda a sua
    teoria em suas experiencias pessoais e com seus´pacientes psiquiátricos.
    A psicanalise é tão desligada da psicológia que não é necessário ser
    psicólogo para ser psicanálista,qualquer pessoa que tenha um curso superior pode se associar a um grupo psicanalítico,só não pode ser um clínico,mas o medico pode ser um psicanalista clínico.
    No curso de psicólogia a psicanálise é estudada como qualquer outra teoria,e são muitas as correntes.
    Caso um psicólogo queira se tornar um psicanálista ele precisa se
    especializar em um Círculo Psicanálitico.
    Hoje são tantas as opções terapéuticas,pq ficar presa à psicanálise?
    Pq é bonitinho?É bonitinho pq´parece complicado?Não há dúvida que a psicanálise é a base ,mas devemos lembrar que uma casa não existe só no
    alicerce.

  • Lavinia Lia Dassan Publicado em 3 janeiro, 2009, 11:03

    Adorei sua matéria,é um assunto complexo,muito importante porém.Todos deveriam ler.Assim poderiamos viver melhor!

  • Maria Rijo Publicado em 4 janeiro, 2009, 21:11

    Mt obrigada por teres tido o trabalho de procurar estes textos, foi muito importante para eu poder fazer um trabalho de teorias da personalidade.
    muito bom obrigada

  • Sandra Publicado em 10 janeiro, 2009, 0:05

    Realmente, é muito interessante! Mas tem que aprender a dominá_los (ID, EGO e SUPEREGO),harmonicamente, para melhor compreensão da alma humana.

  • roberzi alcantara vieira Publicado em 20 janeiro, 2009, 22:23

    Mandou bem Vinícius, adorei o teu texto! Olha, numa discussão acewrca de Id; Ego e Superego um colega fez a seguinte afirmação: ´´o homem é 70% Id ao passo que a mulher é 70% Ego.´´ Teria ele uma certa razão?

    Sucesso cara!!!

  • beta Publicado em 16 fevereiro, 2009, 23:08

    oi gente tudo bom? a professora pediu pra fazer umapeça com essa historia do superego,não sei nem o q e isso e não tenho a como começar…alguem pode mim explicar o q e isso?!!!desde já agradesço…

  • marina Publicado em 23 fevereiro, 2009, 13:43

    acho psicologia um tema muito interessante de falar,que tem de ser ouvido com muita atenção, mas por vezes é muito dificil de compreender.

  • Liiipe Publicado em 5 março, 2009, 15:43

    VlwS me ajudO no meu trabalhOo..! (Y)

  • Giselly Japiassu Publicado em 17 março, 2009, 17:06

    Eu adorei o que vc escreveu..sou estudante de psicologia aki me Vitória da Conquista, e sou apaixonada pela psicanálise e por Freud.

    Mas vamos combinar, que povo q escreve mau é esse aiii…rsrsrs!
    nooosssa…

    bjooo!

  • Felipe Santolia Publicado em 18 março, 2009, 0:14

    Olá, Vinícius!

    Pela primeira vez estou visitando seu site que, por um destes acasos do destino, encontrei no google.

    Sou estudante do Curso de Bacharelado de Direito e, dentre as cadeiras que pago, estudo PSICOLOGIA JURÍDICA.

    Diferente da acepção de muitos que aqui postaram seus comentários, a estrutura da mente advinda da proposta freudiana é simples de entender. O complicado reside na prática, ou seja, manter o equílibrio permanente dos três níveis de consciência e inconsciência humanas.

    Fazendo uma copilação da idéia central de seu artigo, devemos primeiro considerar o que somos e os sentimentos que nos movimentam. Analisar, refletir, pensar, tomar decisões, distinguir o certo do errado, desejar coisas e situações, sonhar… Tudo isso é cotidiano no universo do homem, não é verdade?

    Agora é só formular perguntas tipo:

    01 – De onde parte os desejos?
    02 – Como eles são filtrados ou quem os censura ou os libera?
    03 – O que faz com que uma pessoa tenha auto-controle ou descontrole de si mesmo e de seus impulsos?
    04 – Por que algumas pessoas cometem loucuras, crimes injustificáveis ou atos obcenos e contrários à normalidade das regras sociais?

    E por ai seguem perguntas correlatas…

    Agora, diante das considerações iniciais e dos questionamentos que as precederam, resta-nos sermos portanto apresentados ao trio parada dura – os senhores ID, EGO E SUPEREGO.

    O ID é o inconsciente, onde reside TODOS os desejos, vontades e apetites humanos. Ele é um verdadeiro vulcão cujas lavas são constituidas desde elementos decentes (desejos angelicais) até as mais imorais e impublicáveis vontades produzidas pela loucura humana. Ele é o guardião do TUDO que a mente humana é capaz de produzir.

    Já o EGO é o consciente. Ele é magistrado, aquele que recebe todas as mensagens e desejos que provém do ID, analisando um a um, refletindo sobre eles e decidindo o que pode e o que não pode, o que é certo e o que é errado. É o filtro que irá determinar o que o homem fará e o que ele não fará.

    Já o SUPEREGO é a instância superior da consciência do homem. É como se o EGO fosse o Juiz de Direito de primeira instância, e ele, o SUPEREGO, o desembargador do Tribunal de Justiça, ou seja, o Juiz de segunda instância, dotado de toda a capacidade e competência para reformular as decisões tomadas na primeira instância, ou seja, pelo EGO.

    É claro que esta é uma definição bastante simplista desta engrenagem fantástica e apaixonante que é a MENTE HUMANA.

    Por isso que quando o homem usa drogas ou por questões de patologia psicótica, ele durante o momento de surto libera completamente o ID que, diante da ausència repriendedora do EGO e do SUPEREGO, protagoniza toda sorte de loucuras, que vão desde simples alucinações à atos de barbárie e de crueldades hediondas.

    Esta estrutura (ID, EGO e SUPEREGO) precisa estar sempre em equilíbrio, sob pena de provocar no homem conflitos intrapsíquicos, ocasionando nele ansiedade, conflitos, frustrações e patologias outras pertinentes.

    Estou no primeiro período de Direito e não desconhecia completamente esta teoria freudiana. Nas aulas que tive nesta terça-feira (Psicologia Jurídica) o assunto nos foi apresentado pela primeira vez pela professora e psicóloga Maria Tereza Uchoa. Foi paixão à primeira vista.

    Parabéns Vinícius. Seu artigo oportunizou a todos nós aprendermos um pouco mais sobre o auto domínio que podemos e devemos ter de nós próprios.

    Um abraço, amigo!

    fsantolia@hotmail.com

  • Felipe Santolia Publicado em 18 março, 2009, 0:20

    ERRATA:

    Onde se lê:

    Estou no primeiro período de Direito e não desconhecia completamente esta teoria freudiana.

    O correto é:

    Estou no primeiro período de Direito E DESCONHECIA completamente esta teoria freudiana.

  • DKS Publicado em 19 março, 2009, 19:30

    kra, gostei muito de sua colocação. Eu não considero esse assunto como sendo de louco, contudo, ele possui uma natureza um pouco confusa (o que pode deixar as pessoas meio lucas). Você está de parabéns!

  • simone Publicado em 24 março, 2009, 11:28

    gostaria q vcs mandacem mais refinido oq seria o id ego e superego. com exmplos para ficar mais claro.superego e facil agora os outros nao sao.valeu

  • simone Publicado em 24 março, 2009, 11:29

    simonepsicologa@hotmail.com

  • jaqueline siqueira Publicado em 4 abril, 2009, 23:17

    Adorei a forma como foi colocado,e peço que me envie por e-mail,sou estudante de psicologia estou no 2ºperiodo e este é assunto de prova desde já agradeço.beijos!!!!!!!!

  • jaqueline siqueira Publicado em 4 abril, 2009, 23:20

    muito bem colocado parabéns.

  • Márcia Publicado em 11 maio, 2009, 11:43

    Olá, muito boa a definição de vcs, seria possível mandá-la por E-mail?Desde já agradeço.

  • gislene Publicado em 11 maio, 2009, 20:37

    piscologia é td de bom,o ego id e super-ego é muito legal e muito interessante,a busca do prazer ou a repreenção total?vamos opitar pelo o ego nosso apasiguador………….bjs..

  • naria de fatima tiola de sa Publicado em 1 junho, 2009, 16:57

    achei otimo o seu relatorio do id,ego.superego por favor envie em meu email esse asquema e uma pesquiza que a professora pediu faço 4º periodo de infermagem. e isso ciu na prov de comunicaaaaaaaaaçoes terapeutica foi como uma bomba bjs e parabensssssssssss

  • Lucielma Vinhaes Uemura Publicado em 11 junho, 2009, 23:23

    Muito interessante seu artigo,falar sobre o ser humano, na minha opinião é muito interessante,embora seja complexa,a mente humana é explendida pois é imprevissível e não se define em poucas palavras. Tudo de bom p/ vc!!

  • Elis Publicado em 17 junho, 2009, 12:47

    Vinicius, parebéns pela iniciativa de postar esse assunto tão interessante, que eu particarlamente sou apaixonada. Muito legal, e corajoso da sua parte, qndo não se domina o assunto.

    Felipe Santolia, querido!
    Muito bem explicado o seu texto, de facil interpretação, parabéns, e muito sucesso…Gostei muito. E parabéns a Prof. também que te inspirou a isso. rsrs…Uma aula dela, e a nossa mente florece mais uns anos….
    Muito bom!

    Beeijão p/ vcs!
    Excelente!

  • adriana Publicado em 19 junho, 2009, 10:20

    esta faltando algumas coisas:exemplos e explicaçoes mais declaradas…

  • adriana Publicado em 19 junho, 2009, 10:24

    bem que vcs poderiam me ajudar me passando exemplos na area da enfermagem.

  • jaqueline Publicado em 22 julho, 2009, 11:25

    O assunto é interessante…mas como já foi dito:faltou alguns exemplos do cotidiano, pois era o que eu precisava para completar um trabalho!

    Pois é Jaqueline, nem sempre a gente consegue tudo de mão beijada :P

    Obrigado pela visita!

  • Jéh Publicado em 16 setembro, 2009, 22:23

    Muito bom… ficou muito claro depois desse texto! OBRIGADOOOO… me ajudo muito!

  • Naiane Publicado em 18 setembro, 2009, 12:03

    Olá…
    sou estudante de psicologia e estou cursndo o 3ª semestre, parabéns p/ ti vinícius por gostar da aréa e pelo texto ep/ demais q criticam procurem ler mais p/ poder discutir! Se caso precisar de algum material esto aqui p/ colabora e discutir tbm.

    Abraços!

  • Bruna Publicado em 24 setembro, 2009, 15:43

    Sua explicação está breve e coesa, parabéns, me esclareceu muitas dúvidas.

    Abraços.. continue nessa linha

  • felipe filgueras Publicado em 28 setembro, 2009, 21:39

    SE O ID DOMINAR O EGO E O SUPEREGO A PESSOA SE TORNAR UM PSICOPATE
    SE O SUPEREGO CONTROLAR O ID E O EGO A PESSOA FICA TODA DIREITINHA,CERTINHA,TIMIDA,NAO FAZ NADA DE ERRADO
    O CERTO PARA O EQUILIBRIO NORMAL DAS COISAS SERIA O EGO FICA IMPRENSADO ENTRE OS DOIS OU SEJA ELE NAO PODE NEM CONTRARIAR E NEM FAZER AS VONTADES DO SUPEREGO E DO ID
    O SUPEREGO REPRIMIR O ID
    E O ID SIGNIFICAR OS DESEJOS

  • Luana Bentes Publicado em 30 setembro, 2009, 6:46

    Olá Vinícius!

    Sou acadêmica do Curso de Administração e achei muito interessante sua colocação à respeito do ID, EGO e SUPEREGO. Pra quem não está diretamente na área é um tanto complexo, mas você demonstrou que com esforço e determinação, qualquer pessoa que se interesse pelo assunto pode perfeitamente obter sucesso nas pesquisas. É o meu caso. Estava buscando um material complementar ao que a professora nos forneceu e isso instigou ainda mais minha curiosidade. Gostei muito do comentário do Felipe Santolia, pois ele exemplificou de forma bastante clara a atuação dos 3 níveis na mente humana. Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir auxílio nas pesquisas sobre 3 teorias que estou estudando no momento: PSICANÁLISE, BEHAVIORISMO E GESTALT. A quem puder, de alguma forma me orientar um pouco mais, agradeço. (luana.bentes7@hotmail.com)
    Ah, mais uma vez, obrigada por sua contribuição!

  • Polianne Publicado em 1 outubro, 2009, 15:22

    Direta e concreta, vai me ajudar muito na prova hoje a noite. Obrigada.

  • Vanessa Santos Publicado em 23 outubro, 2009, 2:16

    Vinícius, parabéns pelo interesse áo assunto;sou estudante de psicologia, e acho que todos deveríamos ter um pouco de curiosidade sobre “pensadores” tão fantásticos quanto Freud.Em relação á Sigmund Freud, de fato, ´será de difícil acesso, quando não se tem uma base de estudo anterior, como em qualquer outra situação.
    Mas, desde já , repensemos em que de fato nos chama atenção em termo de leitura?, em que isso nos acrescenta?

    Boa noite a todos.

  • washington Publicado em 16 novembro, 2009, 18:35

    o texto ficou muito bom, obridado

  • Adamar Publicado em 20 novembro, 2009, 12:55

    Sou jornalismo e me interesso por todos os assuntos. Tenho muito curiosidade pelo tema abordado. E, ontem, vi sobre isto em um programa de TV. Esta foi a motivação para que procurasse novas informações e me deparei com este encontro saudável de depoimentos. Iniciativas como esta devem ser aplaudidas. Abraço a todos.

  • Caroline Publicado em 20 novembro, 2009, 21:26

    Olá,

    inicio meu comentário parabenizanizando o autor do artigo por por consegir explicar uma complexa filosofia de Freud. E termino com uma pergunta: O QUE É SER NORMAL EM NOSSA ATUALIDADE?

  • serginho Publicado em 21 novembro, 2009, 18:32

    Olha eu tenho 12 anos e eu to na 7º série (passei agora) isso nem seria tão interessante para mim porque nunca foi me sugerido esse assunto de psicologia (como eu disse acabei de passar pra 6º serie) mas assim como esse site e os comentários me ajudaram acho que se eu contribuir com um comentário e com o que eu entendi poderia contribuir com os demais que aqui viessem .
    Se eu estiver errado me corrijam mas pelo o que EU ENTENDI é mais ou menos assim:
    ID: no geral controla todos os nossos desejos e prazeres como querer se divertir, ir a uma festa e etc.
    SUPEREGO: ele está encarregado de nos alertar sobre nossos limites e proibições e geral, como NÃO PERDER TEMPO SE DIVERTINDO E NEM INDO Á UMA FESTA porque você tem que estudar para a prova.
    EGO: Ele mantém o equilíbrio entre os limites que o superego estabelece e os prazeres que id necessita, assim também a nossa REALIDADE. Ex: hoje é domingo e eu vou ter uma prova segunda-feira, portanto o ID diz que devemos ir à festa porque queremos, mas o SUPEREGO retruca dizendo que não podemos ir porque vamos ter a tal prova e precisamos estudar. Mas aí entra o EGO e diz que como a festa é das 20:00 – 22:00 devemos ESTUDAR DURANTE O DIA INTEIRO e à noite VAMOS À FESTA para dormirmos cedo ainda quando voltarmos. Mantendo o EGO assim o equilíbrio entre os nossos prazeres, nossos limites e principalmente a nossa REALIDADE.
    Valeu aí galera espero que isso tenha ajudado vocês a compreenderem da forma pelo menos como eu compreendi! Valeu fui.

  • natasha Publicado em 24 novembro, 2009, 20:06

    oi gentee tudo bom ?

    poxa estou com um problemão

    alguem aii sabe me diser ….

    quais as caracteristicas do ego e do superego ?

    por favor …..por favor

    é minha ultima chance de passar de série

    meu nome é natasha tenho 19anos

    bjinhossS

  • sheila Publicado em 28 novembro, 2009, 22:10

    Adorei essa materia,isso e realmente real,um pouco complexo,por se tratar
    de tabus como desejo sexual,e tali coisa,mais Freud fala de algo real que realmente sentimos,nao seria hipocrita em dizer que nao e,pois freud foi um grande mestre

  • reyaxtil Publicado em 1 dezembro, 2009, 14:30

    MEWWWWWWWWWWWWWW

    tem como vc postar um pouco sobre pscicologia da mentira?
    microexpressões…
    e até mesmo livros relacionados?!?!?!?!?!?

    =3
    vlw cara
    parabens pelo site

  • Penha Publicado em 7 dezembro, 2009, 11:56

    Adorei essa matéria,consegui fazer meu trabalho.
    Parabéns Um abraço

  • Elaine Publicado em 10 dezembro, 2009, 14:27

    Adorei essa materia,tirei uma nota boa nessa avaliação obrigado beijos

  • Juliana Publicado em 19 dezembro, 2009, 0:45

    Referente à correção do Matt:
    “Psicologia e Psicanálise são diferentes, apesar dos leigos acharem que uma está inerte na outra. Na verdade caminham em direções opostas: A Psicanálise como a procura da verdade, enquanto a Psicologia do conforto para qualidade de vida.”
    São diferentes, mas não são opostas, Matt!
    Afinal, a psicanálise é também uma das abordagens terapêuticas da psicologia!

  • jorge Publicado em 7 janeiro, 2010, 9:36

    Freud contribuiu muito com a ciência. Mas, Allan Kardec Foi muito além que freud qundo ele aborda o tema obcessão em suas obras. Qndo Freud nasceu Allan kardec acabou de publicar a sua primeira obra Livro dos espíritos que abordava assunto como como este mas com muito mais profundidade…. Amigos Leiam kardec. Muita paz

  • Elson Publicado em 31 janeiro, 2010, 9:20

    Discordo do nosso amigo Jorge, não tam nada haver espiritismo, se tentarem misturar psicanálise com religião, não teremos bons resultados no ponto de vista científico, talvez com a fé

  • carlos Publicado em 4 fevereiro, 2010, 15:05

    eua adooooro o tema e odeio minha professora que me passou o projeto de fotografia que tewnho que fazer que é sobre a teimosia.Tô lendo tudo.

  • CARLOS Publicado em 19 março, 2010, 22:42

    OI BOA NOITE OLHA NÃO CONHEÇO NADA DISSO DE SUPER EGO MAIS ALGUEM PODE EXPLICAR PARA MIM , POIS TENHO UM CLIENTE QU ETO ATENDENDO, SOU DESIGNER DE INTERIORES E ME FALOU HJ A TARDE QU EEU TENHO MUITO OU O SUPER EGO MUITO FORTE, QUE SIGNIFICA ISSO :? ME DE DESCULPEM MINH AIGNORANCIA, MAIS FIQUEI MEIO CONFUSO E MEIO BRAVO SEM SABER PQ? ,,,POR FAVOR ALGUM D EVCS ME EXPLICA….PLEASEEEEE

  • Magna Moreira da Silva Publicado em 29 março, 2010, 11:32

    Adorei! pois achei o que estava precisando, as resposta encontrada foi simples, e me ajudou muito. obrigada

  • Luiz Publicado em 31 março, 2010, 11:25

    Elson, espiritismo não é religião… é a natureza das coisas, pura e simplesmente. Ainda não lí Kardec, mas pelo pouco que sei o espiritismo tem respostas sensatas sobre assuntos que até então nenhuma religião conseguiu explanar por completo.

  • Luiz Publicado em 31 março, 2010, 11:26

    Ah, quanto ao assunto do texto: o autor tá de parabéns! o assunto é realmente interessante!

  • @hergonn Publicado em 4 abril, 2010, 17:08

    Bom texto. Estou cursando Direito esse artigo me ajudou a tirar as minhas dúvidas pra prova =D

    Obrigado.

  • Laercio e Priscila Publicado em 4 abril, 2010, 17:30

    O ser humano esconde dentro de si misterios, que devido a questões sociais e culturais esconde o verdadeiro eu somos fruto de uma sociedade hipocrita que esconde por tras de normas sociais e religião o que há de obscuro na mente humana.

  • jacyany Publicado em 6 abril, 2010, 20:28

    adorei, primeiro porque estou começando a entrar nesse mundo, e já estou adorando, e por encrível que pareça o primeiro assunto que estou estudando é a psicanálise… ah.. Behaviorismo e Gestalt tbm é muito interessante…

  • Flávio Roberto Evangelista de Andrade Publicado em 18 abril, 2010, 20:00

    Boa noite a todos!

    gosto muito de ler sobre psicologia, psicopedagogia e psicanálise, por isso gostei da matéria. Só por curiosidade: O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade.

    Até a próxima!

  • Daniela Publicado em 4 maio, 2010, 11:43

    axei mt interessante é mais palpavel q a literatura de freud, nossa to estundando mais o cara louco mesmo

  • Fernanda Publicado em 22 maio, 2010, 16:41

    O assunto é realmente muito complexo. Sou formada em Direito tbm e pra mim, tam o mesmo nível que as teorias que buscam explicar o crime rsrs
    Muito bom o seu texto e de afot inúmeras vezes nos pegamos dentro desse conflito.
    Só não entendi uma coisa: se o ego não sou eu, quem sou eu então?
    Eu nunca me manifesto?
    rsrs
    Alias, essa ideia de Freud tem alguma coisa relacionado com a gnose? Vitou religião por acaso?

    Perdoe a ignorância, mas aquele que puder responder, ficarei grata!

  • Edileusa Publicado em 25 maio, 2010, 17:24

    Muito bom esse artigo,bastante esclarecedor e oportunizado

  • najila Publicado em 27 maio, 2010, 9:56

    adoreiiii o ssunto sobre egooo,é muito interessante!!!

    abraços
    valeuuu.

  • edvan Publicado em 30 maio, 2010, 22:41

    muito bom
    parabéns
    muito esclarecedor…obrigado pela contribuição

  • julio Publicado em 31 maio, 2010, 19:48

    isso é coisa pra loco
    pra estuda isso tem q ter algum problema na cabeça
    ou se nao tem conerteza vai fica.

    caem fora enquanto é tempo
    flww fuiii!

  • wilson Publicado em 5 julho, 2010, 21:28

    Quer dizer que se eu entro em um elevador e tem uma mulher gostosa lá,o meu Id.instindo,impulso é beijá-la ou manter relação sexual com ela e o meu superego é quem me impede? o conjunto de princípios morais é o super ego?
    e o eu,o ego é o que o conjunto de tudo isso?

  • Cleber Publicado em 27 agosto, 2010, 15:05

    Olá…Quem desejar abstração pura e uma viagem ao centro do inconsciente procure as obras de Jacques Lacan, Psicanalista Frances, que usa simbologias próprias para as mais diferentes definições.
    Bom proveito a todos.

  • João Publicado em 9 setembro, 2010, 12:01

    Meu caro Vinícios, tenho algumas observações em seu escrito: Uma é que Freud não é um dos pais da psicanálise e sim O PAI da psicanálise.
    Outra a questão do Id, Ego e Super-Ego não estão explicadas corretamente.
    Sugiro que consulte melhor suas fontes e tente entender melhor o assunto, para poder publica-las on line. Esse são uns dos pontos que me chamaram mais a atenção.
    Obrigado!

    Meu caro João, tudo bem?

    Faço-lhe outra sugestão:

    Já que entende do assunto, me mande um exto de sua autoria com as correções que eu publico aqui no blog, nada mais justo. Em suas correções, você foi breve demais, fato que não me levou a compreender onde estão referidos erros que tanto lhe incomodaram.

    O espaço está aberto, se quiser colaborar, fique a vontade.

    Por nada.

    Abraço!

  • veronica Publicado em 10 setembro, 2010, 13:28

    estou no setimo periodo de psicologia e adorei a sua definição ID EGO e Superego

  • suelem Publicado em 13 setembro, 2010, 14:32

    Quer dizer que se eu entro em um elevador e tem um homem gostoso lá,o meu Id.instindo,impulso é beijá-lo ou manter relação sexual com ele e o meu superego é quem me impede? o conjunto de princípios morais é o super ego?
    e o eu,o ego é o que o conjunto de tudo isso?

  • Vitor Publicado em 16 setembro, 2010, 17:27

    Bem elaborado, mas faltou exemplos no nosso cotidiano, abraço.

  • Evaristo Manuel Cumba Publicado em 23 setembro, 2010, 7:58

    Na verdade eu sou de opinão que o super ego é o responsavel pelo orgão cençorial do corpo humano cabendo assim o comando da mesma elevando as actividades ou mostrando os desejo que o corpo pede assim como o desejo do sexo, de limentação assim como tambem das necsssidade intimas obrar e urinar

  • Mari Publicado em 24 setembro, 2010, 18:59

    Isso ajudou muito em um trabalho de pesquisa escolar ! parabéns ..

  • Carlson Ripoll Publicado em 24 setembro, 2010, 21:05

    Somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Assim com Deis é 3 em 1. Nós
    também somos. Pai, Filho e Espírito Santo, dão lugar a Super Ego, Ego e Inconsciente. Como disse Jesus: “Vós sois deuses”. Então não há do que ter medo das peripécias do Super Ego, quando este “fala” conosco de forma repreensiva. Carlson Ripoll – 24/09/2010. – 21:04 hs. Obrigado.

  • tamiris Publicado em 27 setembro, 2010, 20:31

    mto obrigada isso me ajudou mto e eu me interessei bastante sobre o assunto!

  • MIQUEIA NUNES RAMOS Publicado em 5 outubro, 2010, 14:48

    Beleza, mas colegas ver se eu entendi. O superego atua como fiscal e represor das situações e praticas em que o EGO busca a satisfação na realização dos pricipios do prazer?

  • Fabiula Publicado em 18 outubro, 2010, 16:52

    Muito bom seu texto, u pesquisa né!
    bem completinha…
    só cuidado pra não se confundir no super-ego que as vezes faz uma confusãozinha no proprio texto, mas nada que ler-lo mais vezes não resolva. uhausha

    Estou cursando psicologia, e se cada pessoa entendesse um pouquinho de Freud, acho que um pouquinho dos probleminha e paranoias seriam entendidos.

    e concordo com um comentario que lí, pra fazer pasicologia tem que ser meio luco mesmo, se não for, voce fica.

    um abraço;

  • Dienifer Publicado em 24 outubro, 2010, 23:24

    Oi Vinícius muito bom os teus textos, bom estou cursando psicologia e ficou claro oque é o id, ego e superego bom para quem não cursa psicologia pode parecer um pouco estranho, mas garanto que quem estudar a fundo o assunto vai perceber que é bem interessante. obrigado por deixar o tema mais claro

    abraços.

  • Romeu Publicado em 2 novembro, 2010, 14:43

    Leiam sobre Apometria, essa nova técnica de tratamento espiritual revela as várias doenças que o Ego pode trazer para o ser Humano. Muito interessante.

    Abç a todos.

  • diego Publicado em 15 novembro, 2010, 11:53

    sempre adorei psicologia..na verdade acho que a filosofia por tras disso tudo é faça que vc quer fazer..0 que se sinta bem o resto(superego),deixe pra la.
    Agora sim entendo o porque da fama das chopadas de psicologia na puc.
    E porque meus amigos tem bastante historia pra contar sobre a sala de psicol.rs
    viva a vida
    hehehe

  • genilson Publicado em 10 dezembro, 2010, 11:58

    parabem vc foi de ensuma importancia para mim foi muito bom seu breve comentario deste assunto nota 10000

  • Wagner Publicado em 29 janeiro, 2011, 2:04

    Parabéns pelo esforço e divulgar coisas interessantes. Rapaz quer pirar mesmo estude a filosofia Rosacruz, ele dizem que o Ego está no sangue!!!!! Acredite se quiser!! He he!

  • RAYMARA Publicado em 16 fevereiro, 2011, 14:46

    Parabens adorei o seu texto e graças a ele eu puder entender mais sobre id ego e superego!!! obrigada
    abraços…

  • Will Publicado em 11 março, 2011, 13:52

    Parabéns pela abordagem, a questão da personalidade é um assnto que remete a várias reflexões.
    abraços

  • Lígia Publicado em 3 abril, 2011, 17:18

    parabéns os comentarios sobre o id, ego e superego me ajudaram bastante nas minhas questões valeu.

  • Dalri Publicado em 21 abril, 2011, 17:59

    nossa! a estava lendo um livro de teatro de RYNGAERT e surgiu essa expressão id, que não sabia o significado e abrindo google me veio esse site que foi fundamental para me esclarecer, mas só ficou claro seu significado por meio da explicaçao através do comentário do Felipe Santolia. obg.

  • Osney Publicado em 22 abril, 2011, 16:14

    Realmente Freud era muito inteligente, apesar de ter um ¨ego¨ bastante saliente.Quando o seu amigo Breuer discordou de sua orientação para a sexualidade infantil, acabou rompendo uma grande amizade.
    Contudo apesar de viver numa época negra, sendo ameaçado pelo regime nazista, onde depois de perder o pai, e suas irmãs, nada o impediu de ser o gênio que fora, influenciando com seu legado a cultura do século 20.

  • Gabriella Publicado em 10 maio, 2011, 15:27

    Muito interessante sua colocação, de maneira simples e explicada, gostei muito dessa metáfora com as divisões da casa, sou estudante de psicologia e vou indicar seu endereço aos meu colegas, segue meu e-mail, disponho-me a ajudá-los com qualquer assunto de cunho psicológica… Sejamos loucos,mas sejamos felizes, fazer o que gostamos coloca nossa ‘loucura’ interior em movimento e no fima das contas de perto ninguém é normal.

  • saulo Publicado em 18 maio, 2011, 22:07

    Obrigado por ter este artigo,estas explicações me ajudou muinto no foro da materia que estou fazendo(parabêns)

  • job almeida Publicado em 23 maio, 2011, 13:23

    Pessoal para entender melhor esta materia, uma dica
    Assistam o filme “Revolver”. apesar do filme ter esse nome o assunto principal da historia é o confrito do personagem plincipal com seu ego.
    Apos o final do filme 5 psiquiatras dão suas opiniões e explicações como o ego funciona dentro de cada um de nós.
    Me tirou da escuridão

  • Rodrigo Publicado em 8 junho, 2011, 1:48

    Entendo o IDE como a carne, o Ego como a Alma e o Super-Ego o Espirito que encontra-se acima de tudo e é superior a razão da sobrevivencia imposta pelo ide.

    Mas o ide vai além da sobrevivencia, ele tende a dominar o ego caso não tenha regras.

    A carne é animal e como tal deve ser doutrinada nos caminhos corretos.

  • Sandra Andrade Publicado em 2 julho, 2011, 3:32

    Faço Doutorado em Filosofia… e vejo aqui gente que mal sabe escrever querendo dar uma de Wilde! rs. Achei interessante sua abordagem, rasa, mas para iniciantes ótima; parabéns pela postagem. Antes de tudo, nenhuma, digo, nenhuma cadeira existiria se não fosse a Filosofia… gostaria também de deixar um recado aqui, não GOSTO de Freud, pesquisem sobre ele mais a fundo e saberão o porquê e de psicólogos que acham que são médicos kkkk ( só rindo). Comentário feito e agradecimento postado. Have a Nietzsche day!!!

  • Claudete Publicado em 4 agosto, 2011, 15:11

    Eu gostei muito sim, Freud é sempre atual, complexo e polêmico, mas ele teve muita coragem, e uma visão aquem de sua época. Um grande pensador. sou adepta de sua teoria. Atuo na área da psicologia. Acho tudo isso muito instrutivo.
    parabéns pela iniciativa.

    Abraço
    Claudete

  • Maria Eduarda Publicado em 17 agosto, 2011, 13:41

    Olá! Sou estudante de Pedagogia, trabalho com os pequeninos, onde a base é a observação, análise e a Psicologia e a Psicopedagogia não podem faltar… Gostei muito da postagem. E deixo a dica, se queres ver o Super ego em prática, analise uma criança com 3 anos, a fase em que é mais manifesto!?Beijos

  • Fran Publicado em 20 setembro, 2011, 10:25

    Olá queridos, isso em primeiro lugar é psicanálise e não psicologia. Contudo o assunto está ótimo.

  • Leo Publicado em 12 novembro, 2011, 5:11

    Desculpa pessoal o nome do colega é Mário Yanase.
    Agora falando sério, o material está muito bom principalmente para quem está procurando pesquisas para fazer resumo escolar.
    Parabéns Vinicius, o texto está muito bom!

  • lima Publicado em 11 fevereiro, 2012, 10:52

    MEU CARO..no senso comum tem esse ditado”não cutuca a onça com vara curta” você colocou uma foto com o bitbull,assim relacionando o id com uma fera…pode me explicar!!!será se baixa tolerância a frustrações se refere ao id?você escreveu que um individuo puro id…ele não pensa ele ataca!!tipo cavalo dispara, e o ego, coitado! não consegue dominá-lo,certo!!

  • Deijanira Barroso Publicado em 15 abril, 2012, 16:09

    Parabéns pelo blog, eu gostei muito! Só faço uma observação isso não é Psicologia é Psicanálise, Freud era Psicanalísta, é bom fazer uma observação para não terminar confundindo os fatos.De médico e de louco, todo mundo tem um pouco!

  • cleiton Publicado em 18 abril, 2012, 21:32

    ok

  • cleiton Publicado em 18 abril, 2012, 21:33

    muito bom a leitura

  • fernanda lima Publicado em 19 maio, 2012, 15:10

    muito obrigada,pelas informacoes,desse site foram de grande valor!!!!parabens!!!

  • Larissa Publicado em 18 junho, 2012, 12:58

    Nossa, estou cursando psicologia este ano e já de cara quero seguir na parte da Psicanálise. Estudar sobre Freud sempre me deixa de bom humor (de cabelos em pé também, mas temos que entender que ele era um gênio, é difícil de compreender).
    Adorei o seu texto, clareou minha mente, pois meu professor explicou o mesmo só que de forma muito mais elaborada, e como estou ainda no segundo período não dá pra entender.
    Espero que você ainda esteja escrevendo por aqui e sobre psicologia, principalmente psicanálise. Gostei muito, parabéns !

  • Tamara Publicado em 10 abril, 2013, 16:49

    Essa frase não está fazendo sentido: “As primeiras traduções das obras de Freud no Brasil privilegiaram a utilização do termo do Latim como Id, embora traduções mais recentes tenham utilizado isso por acreditarem ser mais fiel ao original.”  
    Show o artigo!!!